agenda
travel

MADRID |DINÂMICA E MODERNA

Por Mariana Faria
Fotos Divulgação

Fundada no século IX e capital da Espanha, Madrid já passou por várias épocas: desde a romana até sob a dominação mulçumana. Hoje, é um destino incrível para quem quer viajar!
Não se espante se estiver caminhando por Madrid e vários estabelecimentos estiverem fechados, você, certamente, não está seguindo o costume madrileno, o que você deveria estar fazendo ao invés de caminhando é tirando um cochilo, a tão famosa siesta! A maioria dos estabelecimentos ainda respeita este tradicional costume, ou seja, horário comercial é das 10h às 13h30minh e das 17h às 20h. Outro costume muito engraçado em Madrid – engraçado, pois não temos isso no Brasil e lá você literalmente é atropelado se não respeitar. Tanto em shoppings, quanto metro, quanto lojas, em qualquer lugar, mantenha-se à direita da escada rolante, a esquerda precisa ficar liberada para os que estão com pressa.

madri

Madrid tem lugares lindos que, certamente, você precisa conhecer quando estiver lá, o Parque do Retiro é um deles. É o favorito dos madrilenos e fica lotado tanto de famílias quanto de jovens nos finais de semana. Está localizado bem no coração da cidade, então é de fácil acesso. O ponto alto do parque, provavelmente, é o Palácio de Cristal, e, à frente, o lago artificial, ambos criados para a Exposição das Ilhas Filipinas, mas são tão lindos que permaneceram lá. O Palácio Real é impressionante. Residência oficial do Rei da Espanha, mas ele não mora lá. As salas são lindas, a escadaria principal é suntuosa, realmente chama muito a atenção. E existe uma sala de armas e armaduras, tudo realmente lindo. Os jardins são ótimas paisagens para fotos lindas. O Palácio também está localizado no Centro de Madrid.
Outro lugar também no Centro e que é imperdível é o chamado triangulo de ouro da arte de Madrid. Formado pelo Museu do Prado, Museu Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza. O Museu do Prado é uma das pinacotecas mais importantes do mundo, abriga obras de artistas como Rembrandt, Botticelli, Caravaggio, El Greco, Goya e muitos outros. Já o Museu Reina Sofia é um dos mais importantes da arte moderna espanhola. Conta com pinturas de artistas como Salvador Dalí e Picasso. A famosa Guernica de Picasso faz parte do acervo do museu. Além disso, junto ao museu, existe uma biblioteca pública especializada em arte. O Museu Thyssen-Bornemisza surgiu como uma exposição temporária originada de um acordo entre o governo espanhol e o Barão Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza.

travel

Travel

travel

Esse acordo consistia em um empréstimo da coleção para um prazo máximo de nove anos e meio de permanência no país, pois, a partir do 10º ano, seria considerado patrimônio nacional. Diante de um acordo entre as partes, a coleção não retornou à Suíça e realmente tornou-se patrimônio Espanhol. A Plaza Mayor é outro lugar que você não pode deixar de conhecer, tome cuidado apenas com os pombos, são muitos. É uma praça retangular, rodeada por prédios baixos, de três pisos apenas, e a entrada apenas acontece pelos nove pórticos. É gostoso para almoçar, principalmente para comer uma tradicional Paella. Um dos monumentos mais significativos de Madrid é a Puerta de Alcalá. Já existia uma mas não era do agrado do Rei Carlos III, que pediu a Francesco Sabatini que fizesse uma nova. Puerta del Sol é onde se encontra o quilômetro zero da Espanha e dois dos símbolos mais característicos de Madrid, as estatuas de bronze do urso e do madronho. É ponto de encontro dos madrilenhos e possui várias lojas de souvenires. Uma experiência única, principalmente para os amentes de futebol, é visitar o estádio Santiago Bernabeu. É o estádio do time espanhol Real Madrid e você pode visitá-lo de duas formas, indo a um jogo ou fazendo realmente um tour pelo estádio. Se quiser um conselho, vá ao jogo, a forma como eles assistem aos jogos é realmente diferente do Brasil, a cada gol, uma salva de palmas.
Agora, um estádio que vale a pena fazer o tour é o Vicente Calderón, estádio do Atlético de Madrid. O “Museo Atletico de Madrid & Colección Pablo Ornaque” foi reconhecido entre os cinco melhores museus do futebol mundial. A Plaza de Toros de Las Ventas é uma das mais importantes do mundo. Inaugurada em 1931, tem capacidade para 25 mil pessoas e o ruedo – parte central na qual acontece a tourada – possui 60 metros de diâmetro. Caso não queira assistir a uma tourada, pode fazer um tour e entender mais da história, origem e princípios dela. Uma das principais ruas de Madrid é a Gran Via. Lá estão localizadas as lojas das marcas mais conhecidas do mundo, assim como bares, cinemas, restaurantes e edifícios famosos de Madrid. Vale a pena caminhar por lá, tomar um sorvete na Palazzo – melhor sorveteria de Madrid – e, certamente, fazer umas comprinhas! Pensando em compras, vale a pena, também, ir a um dos vários El Corte Inglés localizados em Madrid. Pense antes naquilo que procura e verifique se a loja que você deseja ir possui este produto. El Corte Inglés é uma loja enorme de departamentos que muda de setor conforme o andar, mas algumas são específicas ou mais voltadas para tecnologia, por exemplo. Então vale a pena conferir antes de ir. Normalmente, perto do El Corte Inglés, existem lojas tanto de roupas quanto de maquiagem, perfumes e outros produtos.

travel

travel

A feira do Rastro é conhecida como uma 25 de março. Formada por diversas barracas que vendem de tudo, é um típico passeio de domingo. Já para quem gosta de um outlet, o Las Rozas Village é ideal. Tem todas as marcas famosas e, antes de entrar, não se esqueça de passar pelo atendimento ao cliente, fazer seu cadastro e solicitar os descontos, vale a pena!
Para os amantes da noite, certamente, você poderá conhecer um local por dia. As mais conhecidas são:
Kapital – possui 7 andares e cada um possui um estilo de música diferente. Fique tranquilo que um não interfere no outro.
Pacha – muito badalada, é ponto de referência em qualidade e diversão noturna.
The Bourbon Café – ideal para as quartas-feiras, tem um estilo próprio, e um ambiente jovem e divertido.
Joy Slava – mais conhecida como Joy, já foi um teatro no passado, então, possui certo glamour. Além disso, resista à ideia de sair as 7h da manhã, vá embora pouco antes e passe pela San Gines Chocolateria. Fica perto da Joy e é ponto certo para um café da tarde ou um churros bem saboroso com chocolate pós-balada.
Para comer e se divertir ao mesmo tempo, vá à Cervejaria 100 Montaditos. Ponto de encontro dos espanhóis e muito divertido, possui mais de 100 lanches variados. Além disso, toda quarta-feira, tudo custa 1 euro.
O Restaurante Botin é o restaurante mais antigo do mundo, fundado em 1725. No cardápio, vinho, sopas, frango, peixe e carne. Realmente vale a visita.
E, se você gosta de visitar o Hard Rock Café, pode fazer isso também em Madrid. Está localizado perto do Metro Colón.
Vá a Madrid e se deixa encantar pelo clima do local! Se entregue e você voltará com experiências únicas e memórias inesquecíveis!


 
imprimir